quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ohh!! A Humanidade

E com a razão, eu questiono a vida, o universo e tudo o mais... Sinto, que as respostas são sempre incompletas, frívolas e incoerentes...
 O que é ser humano ? Compreender que está acima dos outros animais, devido a razão e raciocinio ? Mas do que adianta... se ao invés de motivarmos uns aos outros, começamos a nos destruir... as criticas são constantes e antes de tudo, é preciso aprender a lidar consigo mesmo, com as pessoas e com a situação, o mundo esta virando um grade circo de horrores, e o personagem principal infelizmente é o homem com seu vasto conhecimento cientifico e sua enorme ganância por poder e dinheiro.

A humanidade possui uma vasta quantidade de problemas, mas quando tudo isso teve inicio?
Bom... penso que o começo disto foi quando Deus criou do barro o homem e da costela deste, a mulher, embora eu nem acredite nesta teoria, assim como outros também seguem a minha linha de pensamento (sempre penso nisso como sexo entre irmãos, mas tudo bem... não há detalhes né), também posso explicar de forma evolutiva... o macaco começou a pensar e pronto! ali estava o homem, o mesmo de hoje que faz guerra por tão pouco, e também, programa uma sociedade que aprecia o poder e o dinheiro, mentiras e dissimulações.

Todos nos temos problemas para resolvermos, às vezes coisas simples, outras extremamente complicadas, o ser humano tornou-se um individuo tão egoísta que chegou ao ponto de colocar como prioridade, coisas totalmente supérfluas, fúteis e sórdidas... mas para aquele individuo uma coisa importantíssima que se torna impossível viver sem a ter, a maneira como tratamos um problema, o torna mais ou menos complexo, problema antigo esse, persiste por todo o mundo e a muito tempo.

Todos pensam que isso é culpa de alguem, claro, empurrar a culpa para o outro é muito mais simples do que encontrar a solução... mas o que torna a humanidade tão desumana ? e se todos fizessem a tua parte, colaborando para um mundo melhor... será que apenas isso é o suficiente?

Com um pouco de reflexão iremos perceber que esse caso é muito mais profundo e complexo do que se aparenta ser, educação, desemprego, viciados, enfim... vários fatores que ajudam a complicar mais ainda.Fora que não podemos esquecer que por detrás dos chefes de boca de fumo, existem os grandes chefões ou alguém acha que o dinheiro que o tráfico movimenta vai todo pro morro? Será que os bandidos conseguiriam montar um sistema tão complexo de trocas de armas, drogas, e todo tipo de mercadoria ilícita sozinhos? Alias, levando em conta que mesmo com muita criatividade, ninguém faz isso sem um certo nível de educação. Muita ingenuidade de quem acha isso.

Tá, então vamos aproveitar e ver um grande exemplo de integridade, humildade e generosidade. Vamos ao interior do nordeste brasileiro... clima árido, quase desértico, vegetação escassa, água raríssima, e os que a retém são os que possuem poder, homens muito bons que se utilizam dessa água para enriquecer e adquirir mais poder, realmente homens bons, não?
Onde moram muitas famílias, todas com a esperança de um futuro melhor, pessoas que se agarram a suas crenças a vão a luta para que tenham o que comer no final do dia, não é ? bem... nem todos, claro, isso é para aqueles que realmente tem suas convicções de avançar e buscar o melhor, e não desistiram ou se acomodarão com ajuda de terceiros, mas essas pessoas são tão humanas quanto você, sentando na frente do computador, criticando coisas banais, achando que somente por ter direito de ter uma faculdade, um direito a voto, um teto e comida todo dia, pode criticar qualquer um, se acha uma pessoa culta ? ou alguém cujo acha que como não pertence aquelas condições, não precisa se envolver, pois é.... são pensamento como o teu, que deixam o mundo tão maravilhoso como o conhecemos hoje.
Enquanto tu critica e aponta defeitos, alguns mudam seus conceitos e realidade...

Desde pequeno, não importa a religião, aprendemos a seguinte coisa: “Amaras o seu próximo como a si mesmo”, o pessoal do oriente médio ama tanto que quer morrer todo mundo juntinho, não foi esse mesmo Deus que disse: “Não mataras”? Acho que o pessoal de lá só teve acesso a alguns mandamentos ¬¬, cabeça complicada essa do homem, confundi religião a qual deveria ser uma coisa feita com paz e compreensão com uma questão de intolerância e raiva. Talvez a religião divida os homens, mas a crença uma, espero o tempo de todos crermos na mesma coisa, sem religiões, creio e penso que religiões foram criadas com próposito de controlar ingênuos (não generalizando, sempre bom avisar), a humanidade sempre buscou meios divinos pra explicar das origens à vida...

Problemas existem aqui como em qualquer lugar do mundo, basta olharmos para o lado e veremos o imenso continente africano mergulhado em doenças, ditaduras, conflitos armados por poder, fome, divisão racial, mas com muita esperança de um dia o sol nascer para todos, mas pelo menos por enquanto a África continua sendo o lugar de ninguém, apenas uma terra esquecida por Deus, ou será uma terra esquecida pelo egoísmo do homem? Ainda é lembrada como a terra dos escravos, que vieram forçadamente a trabalhar e apanhar nas Américas... aonde esta a força de vontade de lutar e viver de um povo assim ? Aonde estava a tão santissima igreja de Deus, que nada fez pra evitar ato tão desumano ? Liberdade... se um bando de negros optassem por lutar, morrer à ser escravizado, será que teriamos outra imagem ? Se um outro resolver exterminar crianças e pessoas sem motivos aparentes, é um monstro ? São pessoas criadas por uma sociedade modelada por todos, o que um faz não deveria ser culpa de todos ? Não necessariamente ? Claro que sim, vá agora ver a definição de sociedade...É mais fácil passar por cima, enganar, a desonestidade, falta de sinceridade, falta de ética e de conduta de uma maioria...  São todos humanos, desumanisados.

Vamos deixar de conversas, bem, como resolver tudo isso ?
 Temos uma concepção muito errada do que é ser humano, por valores, crenças e convicções, a verdade é que a maioria são pessoas desumanas... erradicar toda a espécie, não seria a solução... bem, até que sim, mas não resolveria não é...   incapaz de tratar dos problemas mundiais com a profundidade necessária, desse mundo altamente globalizado e high tech, isso levando em conta que muita gente no planeta não sabe nem o que é energia elétrica, quanto mais um computador e internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário